segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Assessor de imprensa de Bin Laden é condenado

Um júri militar de Guantánamo declarou culpado Ali Hamza al Bahlul, ex-secretário de Imprensa de Osama Bin Laden, por prestar apoio material ao terrorismo e contratar terceiros para cometer assassinatos, informaram, nesta segunda-feira, fontes oficiais.
O iemenita, cuja sentença deve ser divulgada nas próximas horas, foi condenado no segundo julgamento por crimes de guerra realizado pelos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

FONTE:http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3303160-EI8140,00-Assessor+de+imprensa+de+Bin+Laden+e+condenado.html

Postado por Renata

Abbas não acredita em paz com Israel neste ano

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, declarou hoje que israelenses e palestinos não estão aptos para chegar a um acorde paz até o fim do ano(prazo estabelecido por Washington).
No último ano, Washington lançou uma campanha para a paz entre os dois povos durante uma conferência em Annapolis, com a esperança de conduzir israelenses e palestinos a um acordo de paz antes que o presidente norte-americano, George W. Bush, encerre seu mandato, em janeiro.


FONTE:http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3302811-EI308,00-Abbas+nao+acredita+em+paz+com+Israel+neste+ano.html

Redigido por Renata

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

11 pessoas morrem em atentado

Um atentado no último dia 23 que tinha como alvo o ministro iraquiano do Trabalho e Assuntos Sociais, Mahmoud al-Sheikh Radi, deixou 11 mortos e pelo menos 22 feridos. A polícia informou que um carro-bomba conduzido por um suicída, foi atirado contra a comitiva do ministro Radi, que não se encontrava no local no momento da exposão. Segundo informações, muitos agentes foram feridos e alguns mortos, mas a polícia não quis divulgar o número exato de civis, policiais e membros da comitiva que faleceram.

Redigido por Raquel Jaehrig.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3277354-EI308,00.html

domingo, 19 de outubro de 2008

Manifestantes protestam contra americanos

Cerca de 50 mil simpatizantes do clérigo xiita Moqtada al Sadr fizeram uma passeata em Bagdá (capital do Iraque) neste sábado, em protesto contra planos de prolongar a permanência das tropas americanas no país. Carregando cartazes e gritando palavras de ordem como "Vão embora, ocupantes!", a multidão de xiitas, na sua maioria rapazes jovens, atravessaram a capital iraquiana.
Segundo o correspondente da BBC em Bagdá, Jim Muir afirmou que a manifestação deste sábado é uma prova de que a oposição do grupo militante liderado por Moqtada al Sadr à presença americana tem forte apoio entre os xiitas do país.



Redigido por: Maria Eduarda.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u457659.shtml

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Membros da Equipe



Maria Eduarda, Isadora, Lara, Renata e Raquel.

Iraque: armamentos ocidentais no Oriente

Nouri al-Maliki, primeiro-ministro do Iraque, e sua comissão estudam a possiblidade de comprar armas do Ocidente, como aviões de combate e transporte, veículos blindados e outros equipamentos de maior sofisticação. O motivo é a modernização do Exército iraquiano. São oito os países ocidentais que exportarão estas armas, sendo um muito provável a Turquia, e contando com os Estados Unidos, que venderam 36 aviões F-16 recentemente às autoridades iraquianas.

Redigido por: Isadora.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3191843-EI308,00-Jornal+Iraque+quer+comprar+armamento+do+Ocidente.html

EUA pedem que equipe de embaixada deixe o Iêmen

Depois da última quarta-feira, quando 16 pessoas morreram, o Departamento de Estado americano recomendou ontem que toda a equipe não responsável por assuntos emergenciais deixe a embaixada do país no Iêmen.

A mesma orientação havia sido dada em abril, depois de um ataque à embaixada e a um complexo residencial. A ordem foi suspensa no mês passado, mas restabelecida desde o último ataque. O Departamento de Estado também disse que não autoriza qualquer viagem para fora da capital Sanaa.

FONTE:http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3195238-EI308,00-EUA+pedem+que+equipe+de+embaixada+deixe+o+Iemen.html

Redigido por Renata

domingo, 14 de setembro de 2008

Terremoto atinge Irã e deixa 4 mortos.


Na última quarta-feira, dia 10, um terremoto 6,1 graus atingiu o Irã, perto de Bandar Abbas, um local onde existe uma grande refinaria de petróleo. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto começou às 8hrs da manhã à cerca de 53Km de Bandar Abbas.
Segundo Reuters Hojjatollah Ghanimifard, vice-presidente de investimentos da Companhia Nacional de Petróleo Iraniana, não houve danos às instalações da indústria petolífera, mas 4 pessoas morreram e pelo menos 26 ficaram feridas, sendo 2 em estado grave.
Alguns meios de comunicação locais indicam que o terremoto chegou à 7,5 graus.

Redigido por Raquel Jaehrig.


FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3171253-EI308,00.html

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

JARAGUÁ DO SUL



LOCALIZAÇÃO: 182km de Florianópolis. Situada no Vale do Itapocu, Norte de Santa Catarina, a cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Divisa com Blumenau, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, São Bento do Sul.

COLONIZAÇÃO: Basicamente européia. Principais: Alemã, italiana e húngara.

TURISMO: Prática de vôo livre no Morro da Boa Vista.Igrejas e museus sobre a colonização da cidade.

ECONOMIA: Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí, sendo o terceiro pólo industrial (Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul) do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções.

INDÚSTRIAS:

Têxteis

A principal marca da reabilitação do setor têxtil na região do Vale do Itapocu é a abertura de facções que atendem às empresas de maior porte. As indústrias de confecção e do vestuário são as maiores empregadoras de mão-de-obra da região, com cerca de 13 mil trabalhadores registrados em aproximadamente 300 empresas. As empresas jaraguaenses têm como particularidade atender o consumidor nacional, mas devido à política econômica adotada pelo governo, vem buscando exportar seus produtos.


MALWEE

Fundada em 1968 com apenas 4 funcionários, originou-se da empresa Weege que foi fundada pela família Weege. Hoje com aproximadamente 6.500 colaboradores, a empresa exporta seus produtos para todo o globo e é considerada uma das mais modernas indústrias têxteis do Brasil e do mundo. Um dos principais benefícios para Jaraguá do Sul, além de ter se tornado um pólo têxtil, foi a construção do Parque da Malwee, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, realizada pelo fundador da fábrica, Wolfgang Weege.


MALHAS MENEGOTTI

Foi fundada em 1980 pelo casal Ademar e Cecília Rubini Menegotti. No princípio, destinava-se ao comércio de malhas e artigos do vestuário, atendendo exclusivamente no varejo, com atuação regional. Mais tarde, buscando novos mercados, as vendas foram ampliadas para região Nordeste do Brasil. De lá pra cá, a empresa vem investindo na modernização e ampliação de suas instalações estando representada em todos os estados brasileiros e nos países vizinhos. Atualmente, a produção mensal gira em torno de 1000 toneladas.

MARISOL

A Marisol comercializa seus produtos em todo o território nacional e exportados para 22 países, sendo os mercados mais representativos a Europa (Itália, Alemanha e França) e a América Latina (Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina).

LMG

A LMG Roupas Ltda. atua no mercado de confecção há mais de 30 anos. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, garante qualidade e agilidade na confecção de roupas para crianças, adolescentes e jovens de todo o

Brasil. Pertencente ao tradicional grupo Malwee Malhas, a LMG busca sempre os melhores fornecedores para seus produtos, desde a matéria-prima até a distribuição nacional.



Metal Mecânicas


A indústria metal-mecânica é uma grande geradora de empregos em Jaraguá do Sul e na região, e atualmente concentra importantes investimentos que vão absorver mão-de-obra qualificada.

WEG

Líder do mercado de motores elétricos na América Latina e figurando entre os cinco maiores fabricantes do mundo, a WEG exporta para mais de 100 países e conta com filiais e assistência técnica nos cinco continentes. Foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Totalmente nacional, contando com mais de 15 mil colaboradores em todo mundo, a WEG atingiu R$ 3.527,1 milhões de faturamento em 2006. As exportações foram responsáveis por quase 40% do faturamento bruto. A produção se concentra em nove parques fabris localizados no Brasil (Guaramirim, Blumenau, Guarulhos, São Bernardo, Manaus, Gravataí, Hortolândia e dois em Jaraguá do Sul, sede da empresa), três na Argentina, dois no México, um na China e Portugal.

KCEL/KOHLBACH

O grupo Kohlbach possui duas unidades em Santa Catarina: a Kohlbach Motores, em Jaraguá do Sul e a Kohlbach Condutores Eletrolíticos em Schroeder. Possui 850 colaboradores no total. Produz motores monofásicos, trifásicos e alternadores, além de fios esmaltados de cobre e alumínio. A Kohlbach ocupa a 2ª posição na fabricação de motores e a 1ª em alternadores na América Latina. Desde 2005 a empresa mudou de nome e passou a se chamar Kcel, mas por tradição, por muitos ainda é chamada pelo antigo nome. À partir de agosto de 2008, encerrará as atividades na cidade de Jaraguá, mudando-se para Joinville.

Alimentícias

Jaraguá não pode ser considerada um pólo, mas lá grandes indústrias foram criadas e hoje, a cidade é sede de filiais de fábricas de porte nacional.

SEARA

A cidade de Jaraguá do Sul conta com uma filial da SEARA para abate de aves e produção de ração.

BRETZKE

A empresa foi fundada em 1964, quando o jovem casal Eriberto e Lydia Bretzke começou a comercializar um segredo de família: o açúcar de baunilha. Com o sucesso a empresa ampliou sua linha de produtos e não parou mais.

A DUAS RODAS

Fundada em 1925, por Rudolph Hufenüssler e sua esposa, Hildegard Hufenüssler, a então chamada Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Em 1992, a empresa mudou sua razão social, passando-se a chamar Duas Rodas Industrial. Um novo nome para novos desafios. Uma nova marca para novas conquistas. Hoje, a Duas Rodas Industrial é uma das maiores produtoras de matérias-primas para a indústria de alimentos da América Latina.

CHOCOLEITE

Criada em 1913, na localidade de Rio Cerro II, interior do município de Jaraguá do Sul por Gustavo Gumz produzindo queijos, manteiga e outros derivados do leite, sob a marca "Sant'Ana". Hoje, a empresa denomina-se "Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda." e dedica-se à fabricação e comercialização de seu produto mais nobre o “Choco Leite”, em diversas apresentações, enquanto desenvolve novos produtos.





Redigido e postado por Raquel Jaehrig.

domingo, 17 de agosto de 2008

Israel anuncia libertação de 200 prisioneiros palestinos


Em uma demonstração de apoio ao presidente Mahmoud Abbas, o gabinete israelense anunciou neste domingo a libertação de duzentos prisioneiros, alguns detidos a mais de vinte anos. Mas a lista dos beneficiados ainda não foi divulgada.
A libertação deverá ocorrer próximo do dia 25 de agosto, antes do mês sagrado islâmico, o Ramadan.
O presidente Abbas afirma que a libertação de prisioneiros, que são cerca de dez mil no momento, incluindo mulheres e crianças, é "um passo na direção certa", mas ainda é necessária a libertação de mais palestinos.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/17/israel_anuncia_libertacao_de_200_prisioneiros-547792027.asp


Aline Oestereich

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Explosão deixa pelo menos 18 mortos no Líbano


Ao norte do Líbano, nesta quarta-feira, uma bomba matou pelo menos 18 pessoas, incluindo nove soldados no momento em que eles entravam em um ônibus na cidade de Tripoli.

Uma bolsa foi colocada no ponto de ônibus onde soldados geralmente ficam. O presidente Michel Suleiman descreveu o ato como um ataque terrorista.

A bomba que feriu pelo menos 45 pessoas pessoas, foi o pior ataque contra o exército desde a batalha contra islâmicos pró-Al-Qaeda no ano passado.

As redes britânica BBC e americana CNN afirmam que o número de vítimas fatais foi reduzido para 11 pelas autoridades.
Redigido por Renata

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Palestinos poderão exigir Estado Binacional

Ahmed Qorei, ex –primeiro ministro, afirmou que, se as negociações para a criação de um Estado Palestino fracassarem, eles poderão exigir igualdade de direito em um Estado binacional, que seria estabelecido em toda área que inclui Israel, Cisjordânia e a Faixa de Gaza.
O ex-primeiro ministro afirmou também que "se Israel continuar rejeitando as propostas das fronteiras futuras do Estado Palestino, exigiremos um Estado para os dois povos". "Se não houver uma mudança na atitude dos israelenses, é possível que passemos a exigir uma solução binacional". E para ele a solução do problema só poderá ser implantada se Israel se retirar inteiramente dos territórios ocupados.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u432002.shtml

Redigido por: Maria Eduarda Jacques.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Israel: Primeiro-ministro diz que irá renunciar


O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, afirmou que irá renunciar ao cargo em setembro, quando seu partido deve realizar eleições internas para escolher um novo líder, dificultando o processo de paz na região.
Olmert se envolveu em diversos escândalos de corrupção, e sua decisão de deixar o comando do centrista Kadima deve antecipar a eleição nacional que, por sua vez, deve favorecer o partido de direita Likud, liderado por Benjamin Netanyahu.
O primeiro-ministro afirmou que não irá diminuir seus esforços pelo acordo de paz enquanto seguir no cargo, mas membros do governo disseram duvidar que ele terá poder político para assumir qualquer compromisso.
A Casa Branca declarou que segue com seu objetivo de conseguir um acordo de paz ainda neste ano entre Olmert e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O negociador palestino Saeb Erekat disse que as declarações irão continuar apesar do anúncio do premiê israelense.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u427940.shtml
Redigido por Lara.

sábado, 5 de julho de 2008

Negociadores israelenses e palestinos se reunirão

Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hojeque negociadores israelenses e palestinos devem se reunir em Washington no prazo de dez dias com a mediação de funcionários dos Estados Unidos.
A reunião tem como objetivo impulsionar o atual processo de paz entre a ANP e ISRAEL,iniciado em dezembro e que, até o momento, não trouxe resultados visíveis.
"Não resta muito tempo até o final do ano, que é a data limite para alcançar um acordo de paz", disse Abu Rudeina à imprensa na cidade cisjordaniana de Ramala.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2990795-EI308,00.html

Redigido por Renata

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Policial se suicida na despedida do presidente francês em Israel

Um policial supostamente suicidou-se na ocasião de despedida do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no aeroporto de Israel. O fato relevou hipóteses de um possível assassinato, o que levou a segurança a retirar Nicolas Sarkozy do local, juntamente com primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e do presidente de Israel, Shimon Peres. A visista de Sarkozy pretendia melhorar as relações entre os dois países.
Tal suicídio está gerando polêmica e deixando o povo israelense em dúvida quanto à morte do policial, já que sua própria família duvida do ato do cidadão. Não se pode comprovar nada, ainda.

Redigido por: Isadora.

Jerusalém ganha uma ponte


A nova ponte criada pelo arquiteto espanhol, Santiago Calatrava, faz uma curva de cerca de 150 graus e é parte do novo sistema de transporte em massa para Jerusalém, que só deve ser completado em 2011. Foi batizada com o nome Ponte dos Cabos, por ser suspensa por 66 cabos de aço e o valor gasto segundo imprensa israelense é de US$ 65 milhões.


Assista o vídeo:









Redigido por: Maria Eduarda.

domingo, 22 de junho de 2008

Irã classifica Israel como um "regime perigoso"

O Irã se mostrou ameaçado neste sábado, um dia após o jornal The New York Times ter anunciado que Isreal realizou exercícios militares, como um possível preparativo para atacar as instalações nucleares iranianas.
As potências ocidentais suspeitam que o Irã planeja fabricar armas nucleares. Israel, considerado amplamente como o dono do único arsenal atômico do Oriente Médio, classificou o programa nuclear do Irã como uma ameaça a sua existência.




http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/06/21/ira_classifica_israel_como_um_regime_perigoso_-546909049.asp

Aline Oestereich

sábado, 14 de junho de 2008

Blair acredita em avanços no Oriente

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, enviado para o Oriente Médio, disse hoje acreditar na possibilidade de se conseguir avanços no processo de paz na região antes do fim do mandato do atual presidente americano, George W. Bush.

Em entrevista publicada hoje no jornal "The Guardian", o ex-líder trabalhista assegurou: "Não há nenhuma dúvida de que há um grande compromisso dos americanos com isso",

Nesse sentido, Blair destacou as diversas visitas da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e do próprio presidente Bush à região. "Ainda acho que ocorrerão avanços durante o restante desta Presidência (americana)", afirmou Blair, que disse ser " verdadeiramente importante" que o próximo governante dos EUA mantenha entre suas prioridades a busca de uma solução para o conflito.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2949012-EI308,00-Blair+E+possivel+conseguir+avancos+no+Oriente.html

Redigido por Renata

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Ataque palestino mata um israelense e fere três

Ataque palestino com foguetes contra localidades rurais ao sul da Faixa de Gaza mata um israelense e fere outros três.

O foguete caiu em uma zona aberta junto a uma fábrica na qual trabalhavam os operários.
Um porta-voz militar disse que as milícias palestinas dispararam três foguetes esta manhã.

O israelense morto era um trabalhador de cerca de 50 anos na zona industrial do kibutz de Nir Oz. O foguete que atingiu Nir Oz era um Katyusha de 120 milímetros, mais forte que os freqüentes foguetes Qassam, segundo especialistas da Polícia.

Dois dos feridos estão em estado grave.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2929501-EI308,00-Ataque+palestino+mata+um+israelense+e+fere+tres.html

Redigido por: Renata

Fronteira Iraniana deixa16 mortos

Uma agência iraniana de notícias informou que quatro guardas de fronteira e 12 terroristas foram mortos em um combate ocorrido na fronteira iraquiana. A agência não deixou claro quando ocorreu o enfrentamento e nem deu detalhes sobra a identidade dos mortos.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2930316-EI308,00-Ira+terroristas+morreram+na+fronteira+com+Iraque.html

Redigido por: Renata

domingo, 1 de junho de 2008

Irã não desistirá de enriquecer urânio.


O país que é continuamente incentivado a abdicar do direito de enriquecer urânio já declarou que não o fará, independente do pacote de benefícios proposto pelo P5+1.
Segundo o governo, o enriquecimento visa a produção de energia. "Suspender o enriquecimento é inegociável...Impedir o acesso do Irã a seu direito não pode ser uma oferta", disse Gholamhossein Elham, porta-voz do governo, em uma entrevista.

Redigido por Raquel.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2919698-EI308,00-Ira+direito+a+enriquecimento+de+uranio+e+inegociavel.html

domingo, 25 de maio de 2008

Incêndio em Fábrica Deixa 30 Mortos

O acidente ocorreu as 16hrs, o fogo começou devido à uma explosão num processo de soldagem em um depósito da fábrica. Pelo menos 30 pessoas morreram e 38 ficaram feridas durante o incêncio que deixou danos num raio de 500m da explosão. Segundo testemunhas muitos mortos ficaram irreconhecíveis.

Redigido por Raquel.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2907584-EI308,00.html

domingo, 18 de maio de 2008

Comentário do grupo sobre o vídeo "Story of Stuff"

A História das Coisas

Que o planeta já não é o mesmo, todos sabem. Tornou-se comum depararmos com divulgações e alarmes para com a conscientização perante problemas ambientais, incentivo à reciclagem e contra o desperdício, que por sua vez, está diretamente e indiscutivelmente ligado ao consumismo. Este, conhecido também como felicidade maquiada, tem ampla sociedade com o capitalismo, presente e onipresente na maioria dos países do nosso tão preocupante planeta.
O apelo ao consumo, já visto como vício para muitos, está deteriorando as matérias-primas ainda existentes no mundo. O poder do homem de controlar e mudar desenfreadamente a natureza está pondo o futuro de milhares por água abaixo. O ciclo trabalhar, assistir TV e comprar é um sucessivo extravio de bens naturais que em breve serão substituídos por novos, e estes novos um dia, já não existirão mais se assim continuar. Já a mídia se contradiz. Ao mesmo tempo que nos induz ao erro para comprarmos cada vez mais e mais, apresenta-nos comerciais contra a destruição da natureza, por exemplo.
Mas consciência é a base de tudo. A situação atual apresenta uma certa comodidade, por isso não queremos enxergar o que está por vir, mas se não o fizermos, virá antes mesmo de dar tempo para consertar nosso erro. Por isso conserte-o desde já, começando por pequenos atos, como não deixando o novo influenciar-nos, não desperdiçando, reciclando, colaborando.

Vídeo: www.storyofstuff.com

Redigido por: Isadora.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Bush apoia Israel contra "terroristas"

Nessa quinta-feira no Parlamento de Israel, Knesset, o presidente americano George W. Bush disse que os Estados Unidos vão apoiar Israel contra o que chamou de grupos “terroristas”.

"Os Estados Unidos se colocam ao seu lado para destruir redes terroristas e negar refúgio para extremistas", disse Bush em Jerusalém.

O líder americano elogiou os laços "indestrutíveis" que unem os dois países e descreveu Israel como uma democracia que é ameaçada por adversários regionais e grupos aliados a eles.

"Al-Qaeda, Hezbollah e Hamas vão ser derrotados à medida que os muçulmanos da região perceberem o vazio da visão terrorista e a injustiça de sua causa", disse o presidente americano.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2889360-EI308,00-Bush+promete+apoiar+Israel+contra+terroristas.html

Redigido por: Renata

sexta-feira, 9 de maio de 2008

60 anos de independência israelense

Israel festejou oficialmente a partir nesta quinta-feira os 60 anos de seu nascimento. Sua independência foi proclamada no dia 14 de maio de 1948, mas, segundo o calendário judaico, o feriado ocorre a cada ano em diferentes datas, entre abril e maio.
Durante o feriado, Israel proibiu a entrada de palestinos de Gaza e da Cisjordânia no país, temendo atentados por parte de militantes. No final de abril, o chefe da Inteligência Militar do país já havia manifestado o temor de algum ataque nas comemorações.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u399314.shtml
Redigido por Lara.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

ONU suspende ajuda à faixa de Gaza




A agência da ONU, UNRWA para os refugiados palestinos, teve que suspender a distribuição de alimentos na faixa de Gaza devido a falta de combustível. O governo de Israel que fornecia o combustível à faixa de Gaza, deixou de fornecê -lo desde setembro do ano passado, pois o movimento islâmico Hamas, tomou o teritório. " A falta de combustível também afetará outros programas da agência nas áreas de educação e serviços sociais." disse Adnan Abu Hasna, porta-voz da organização.












Redigido por: Maria Eduarda.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Irã quer ter "papel influente" em questões mundiais

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ressaltou hoje em Teerã a necessidade de que seu país e a Rússia desempenhem um "papel influente" nas questões internacionais e aprofundem a cooperação entre si, "a favor da segurança internacional e da região".
"A potência dos EUA e de alguns países arrogantes que colocaram as bases das relações (internacionais) durante a Segunda Guerra Mundial está entrando em colapso", disse Ahmadinejad, em reunião em Teerã com secretário-adjunto do Conselho de Segurança da Rússia, Valentin Sobolev, segundo a agência Irna.

Além disso, insistiu em que é preciso "usar as capacidades do Irã e da Rússia a favor do desenvolvimento das relações bilaterais". Ahmadinejad também elogiou a cooperação entre Teerã e Moscou no âmbito nuclear, e considerou como "florescente" o futuro das relações entre os dois países.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2858577-EI308,00-Ira+quer+ter+papel+influente+em+questoes+mundiais.html

Postado por Renata

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ecstasy para curar traumas?

Soldados israelenses são tratados agora com ecstasy para curar traumas decorrentes da guerra, segundo o jornal israelense "Maariv". A molécula MDMA, que está entre os componentes do ecstasy, está sendo utilizada pelos médicos da clínica psiquiátrica de Beer-Yakov.
Especialistas afirmam que a droga pode curar traumas juntamente com seus efeitos contrários - como calmantes e excitantes - ajudando o paciente não só a controlar como também a superar seu trauma.
Segundo pesquisas do jornal, de julho a agosto de 2006, 499 soldados sofrem com sintomas pós traumáticos por causa de suas experiências em guerras.
Se os resultados com o uso de ecstasy forem positivos, novos métodos serão estudados e aplicados para soldados traumatizados.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u395594.shtml

Redigido por: Isadora.

domingo, 27 de abril de 2008

Três pessoas morrem em atentado contra presidente do Afeganistão


Durante o desfile em comemoração da vitória sobre o regime comunista pró-soviético, neste domingo, houve um atentato ao presidente afegão, Hamid Karzai, o qual saiu ileso. O ataque rebelde, que ocorreu logo no início do desfile deixou ao menos três pessoas mortas.


Veja a notícia completa no link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396193.shtml


Aline Oestereich

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Irã em época de eleição


Nesta sexta-feira, 25 de março, os colégios iranianos abriram seus portões para certe de 21 milhões de pessoas votarem no segundo turno das eleições gerais.
No primeiro turno das eleições parlamentares, realizado em 14 de março, os tradicionalistas conseguiram 75% das cadeiras em disputa em todo o país. Nas eleições de hoje, que acontecem em 21 das 30 províncias do Irã, concorrem 164 candidatos, 12 deles mulheres, para completar o Parlamento Islâmico ou Majlis.
O diretor da plataforma central para a supervisão eleitoral no Irã, Mohamad Hossein Musapur, afirmou que o índice de participação no segundo turno das eleições gerais iranianas que acontecem hoje está sendo 9% superior ao primeiro turno.O clérigo iraniano disse também que as eleições de hoje é uma das eleições "mais saudáveis" do Irã, e aconselhou os iranianos a fazerem uso de seu direito de votar.




Redigido por Lara.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cinegrafista morre em bombardeio




Fadel Shana, 23 anos, viajava em veículo que foi alvo de uma explosão no momento em que ele descia do carro. Duas pessoas que estavam próximas também morreram.

Shana estava cobrindo a violência na região para a agência internacional de notícias sediada em Londres.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2747145-EI308,00-Faixa+de+Gaza+cinegrafista+morre+em+bombardeio.html

Redigido por: Renata

domingo, 13 de abril de 2008

Ataque no Irã pode ter sido acidente


Um possível ataque terrorista neste sábado, na qual ocorreu uma explosão
em uma mesquita, aonde estavam cerca de mil pessoas, na cidade de Chiraz
(cerca de 700 km ao sul de Teerã), causando a morte de 11 pessoas e 191 ferido.
Concluiu - se que foi apenas um acidente. A televisão estatal Press TV disse
que a explosão pode ter sido causada por material explosivo deixado para trás
após uma exibição militar em comemoração à guerra Irã-Iraque(1980-1988).






Redigido por: Maria Eduarda Jacques.

sábado, 5 de abril de 2008

Nova base da al-Qaeda encontrada

Uma base da al-Qaeda foi encontrada em uma ilha do rio Tigre, a 10km ao sul da cidadede Samarra, que se localiza a 125km ao norte de Bagdá, na região centro-norte do Iraque. Lá foram encontrados cerca de 1,5 mil armas, explosivos, vários documentos e CDs de propaganda.

O escondeirijo foi encontrado devido as pistas de um informante, mas ao chegarem as instalações, os ocupantes tiverem tempo de fugir. Um líder religioso da organização extremista foi preso.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2728851-EI308,00-Base+da+alQaeda+e+descoberta+em+ilha+no+Iraque.html

Redigido por: Maria Eduarda.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Líder xiita convoca marcha contra ocupação dos EUA

Na quinta-feira foram convocados os seguidores do clérigo xiita iraquiano Mogtada al-Sadr para uma marcha contra a ocupação dos norte-americanos em 9 de abril, quinto aniversário da queda de Bagdá.

Foi divulgado, na cidade sagrada de Najaf, pelo escritório de Sadr um comunicado pedindo que os iraquianos se reúnam em Najaf, local de peregrinação anual que atrai centenas de xiitas.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2725151-EI308,00-Lider+xiita+convoca+marcha+contra+ocupacao+dos+EUA.html

Redigido por: Renata Schmitt

quarta-feira, 2 de abril de 2008

E-mails de lados opostos da fronteira

Anav Silverman, estudante de literatura inglesa e ciências políticas na universidade de Bar Ilan, é israelense e mora na cidade de Sderot, lugar que é muito atingido por foguetes lançados pelos militares palestinos. Tal jovem troca e-mails com outra mulher, Mona Yousef, moradora do Norte da Faixa de Gaza, local vitimado sob ações do exército israelense. Veja trechos desta conversa:

De Anav para Mona:

"Querida Mona,
Eu espero que as coisas estejam mais calmas quando você ler esta mensagem.A guerra é devastadora para todos e eu mesma tenho passado por essa experiência infernal desde o ano passado.
Quero dizer a você que do meu lado, em Sderot, eu vejo o mesmo tipo de dor, trauma e morte que você descreveu em seu email. (...)
Eu também tenho familiares que foram deslocados (por conflitos). Minha avó deixou a Polônia por causa do crescente temor em relação ao controle nazista. Ela conseguiu fugir para Israel, mas todos os outros membros de sua família foram mortos no Holocausto antes que pudessem se juntar a ela. Ela nunca voltou para a Polônia.

(...)


De Mona para Anav:

Por que nós, os palestinos, deveríamos pagar pelos crimes dos outros? Se os nazistas mataram a família de sua avó, por que vocês nos matam como vingança?
Eu não me refiro a você pessoalmente, é claro, mas ao Estado israelense.
Como eu posso aceitar a existência de um Estado que ocupa a nossa terra por 40 anos, uma ocupação que resultou na morte de tantos palestinos? (...)
A paz sempre é possível em qualquer lugar se receber a devida atenção, e se as pessoas receberem de volta os direitos que lhes foram tirados. Eu acredito na paz, já que estamos trocando e-mails.
Eu acho que a paz é o que nos torna humanos. Você, a judia, e eu, a muçulmana árabe, somos humanas, então há lugar para a paz."

(...)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u388165.shtml

Redigido por: Isadora.

domingo, 30 de março de 2008

Iraque: Ataque suicída deixa 5 mortos.

Hoje cedo próximo à cidade de Beiji, um terrorista suicída jogou o carro em que estava contra um posto de controle, deixando pelo menos 5 mortos e 8 feridos. Segundo informações o atentado ocorreu depois que homens armados atacaram o mesmo posto de controle, trocando tiros com a polícia e os milicianos do Conselho de Salvação.

Redigido por Raquel.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2718467-EI308,00.html

sexta-feira, 28 de março de 2008

Após toque de recolher Bagdá amanhece vazia

Depois da violência envolvendo milícias fiéis ao clérigo xiita Mogtada al-Sadr se estenderem pelo sul do pois e por vários bairros da capital, a direção do plano de segurança "Aplicamos a Lei" decretou ontem toque de recolher para tentar controlar essa onda.

Segundo o site do Terra, pelas ruas era possível ver apenas as patrulhas da Polícia e do Exército, enquanto helicópteros e aviões sobrevoam constantemente a cidade, como pôde constatar a Agência Efe.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2715412-EI308,00-Ruas+de+Bagda+amanhecem+vazias+apos+toque+de+recolher.html

Redigido por: Renata Schmitt

quarta-feira, 26 de março de 2008

Robôs na Faixa de Gaza?

O robô Roeh-Yoreh ("Vê-atira", traduzindo) é o mais novo sistema de defesa da Faixa de Gaza. Robôs como este serão colocados em lugares estratégicos portando câmeras de vídeo e metralhadoras, para juntamente com os soldados da área fazer o policiamento da região.

Redigido por: Isadora.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u385456.shtml

domingo, 23 de março de 2008

Domingo violento no Iraque





Neste domingo de Páscoa, uma série de atentados e ações militares caurasam a morte de pelo menos 42 pessoas. O pior ataque foi de um extremista suicida que dirigia um caminhão-tanque cheio de explosivos que se chocou com uma base militar do exército iraquiano causando uma terrível explosão, na qual matou 13 soldados e pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.

Redigido por: Maria Eduarda.


FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2702421-EI308,00.html





sábado, 22 de março de 2008

Vice-presidente dos EUA diz que não vai pressionar Israel em temas de segurança

O vice-presidente americano Dick Cheney está em visita ao Oriente Médio para impulsionar as negociações de paz na região. Ele se encontrou com o primeiro ministro Ehud Olermt, onde afirmou que o compromentimento dos Estados Unidos com a segurança de Israel permanece intacto. E também diz que a função dele não é impor um acordo de paz, mas sim permitir que as negociações avancem.
Ele disse que o Estado israelense tem o direito de se defender contra ataques terroristas, inclusive contra ameaças de ataques de mísseis do Hamas posicionados em Gaza. Mas ele deixou claro que o governo americano não irá pressionar o país a tomar medidas que possam ameaçar sua própria segurança.
Antes de seguir viagem para a Turquia, durante sua estada de nove dias pelo Oriente Médio, Cheney deve se encontrar com o presidente palestino Mahmound Abbas e com o primeiro ministro Salam Fayyad para discutir o acordo de paz dos palestinos com Israel.

Mais informações: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/22/vice-presidente_dos_eua_diz_que_nao_vai_pressionar_israel_em_temas_de_seguranca-426499282.asp

Redigido por Aline Oestereich

Túnel desaba e mata palestino

Desabamento de um túnel subterrâneo entre a Faixa de Gaza e o Egito matou um palestino e deixou outros três feridos.

Segundo testemunhas, os quatro homens entraram na sexta-feira no duto, que desabou no início de sábado.

Moawiya Hassanein, resposável do serviço de emergência em Gaza do Mistério da Saúde, disse que os três feridos foram levados ao hospital da cidade palestina de Rafah para receber tratamento.

Entre Gaza e Egito há dezenas de túneis que contrabandistas e milicianos usam para o contrabando de produtos comerciais e de armas.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2699474-EI308,00.html

Redigido por: Renata Schmitt

quinta-feira, 20 de março de 2008

Invasão americana completa cinco anos


Hoje, dia 20 de março de 2008, completa cinco anos de intervenção americana no Iraque. Em seu discurso a respeito da data nesta quarta-feira, no Pentágono, o presidente Bush reafirmou sua disposição em manter uma intervenção que se torna cada vez mais impopular nos Estados Unidos.
"Ainda há um trabalho duro a ser feito no Iraque. Os ganhos que obtivemos são frágeis e irreversíveis, mas, nesse aniversário, o povo americano deve saber que desde que tudo começou, o nível de violência caiu significativamente, as mortes de civis diminuíram, as matanças secundárias também". E acrescentou: "a batalha no Iraque vai terminar em vitória".
Enquanto o presidente discursava, vários manifestantes se reuniram em Washington para pedir o fim da guerra, na qual cerca de 4.000 soldados americanos morreram junto com milhares de civis iraquianos.

Na foto mostra soldados do exército dos Estados Unidos no Iraque abordando “supostos” revoltados.
FONTE: http://br.news.yahoo.com/s/afp/080319/mundo/iraque_eua_guerra5anos

Redigido por Lara.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Atentado no Iraque mata 36

Hoje na cidade xiita de Kerbala cerca de 36 pessoas morreram e mias de 50 ficaram feridas em um atentado suicída. A única informação que se tem é que a camicase seria uma mulher.

Redigido por Raquel.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/capa/0,,EI308,00.html

sexta-feira, 14 de março de 2008

TV Al Jazeera é boicotada

O Ministério das Relações Exteriores de Israel decretou nesta quarta-feira (12/3/08) um boicote à emissora de TV Al Jazeera, do Qatar, o canal com a maior audiência no mundo árabe. A emissora, de acordo com o ministério, estimula o terrorismo e prejudica Israel.
A partir desta quarta-feira, porta-vozes israelenses deixarão de dar entrevistas à emissora e as instituições governamentais de Israel suspenderão qualquer tipo de colaboração com os jornalistas do canal. Os jornalistas da Al Jazeera estão proibidos de entrar em escritórios do governo.
A crise entre a emissora e o governo israelense se agravou depois da cobertura do canal aos últimos choques na faixa de Gaza, que deixaram mais de 120 palestinos mortos. De acordo com o ministério, esta cobertura foi “propaganda do Hamas”.
O diretor da emissora Al Jazeera disse: "É surpreendente que um país que fala tanto de democracia persiga jornalistas e tente reduzir a liberdade de expressão e de movimentação".


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u381457.shtml

Redigido por Lara.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Encontrado o corpo do arcebispo desaparecido

Encontrado o corpo do arcebispo desaparecido Foi encontrado hoje, a 400 quilômetros de Bagdá, o corpo do arcebispo católico Boulos Faraj, seqüestrado há duas semanas.Segundo a Folha Online, o pontífice disse que a morte do arcebispo é um ato de "violência desumana" e que "ofende a convivência fraterna do povo iraquiano".

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u381672.shtml

Redigido por: Renata Schmitt

terça-feira, 11 de março de 2008

Presidente francês diz que é "amigo" de Israel em encontro com Shimon Peres, presidente israelense

O presidente israelense Shimon Peres foi recebido no dia de hoje, pelo presidente francês Nicolas Sarkozy na cidade de Paris, recebendo um jantar em sua homenagem no Palácio do Eliseu.

No encontro o presidente da França pediu o fim da colonização judaica na Cisjordânia: "Como amigo de Israel, falo com a linguagem da verdade: a segurança de Israel passa pelo fim da colonização". disse Nicolas Sarkozy.
Para ele "a segurança de Israel não se discute", por isso Paris "sempre estará do lado do Estado judeu."Os presidentes também discutiram o programa nuclear iraniano, na qual ambos concordam que o país é "um centro de terrorismo e de enriquecimento de urânio e a combinação dos dois pode fazer o mundo incontrolável".

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u380579.shtml

Redigido por: Maria Eduarda

segunda-feira, 10 de março de 2008

Atentado em Suleimaniya mata duas pessoas

Hoje pelo menos duas pessoas morreram e 29 ficaram feridas devido a um atentado contra o responsável pela segurança da cidade de Suleimaniya, no Curdistão iraquiano.

Segundo a Policia, um carro-bomba explodiu durante a passagem do comboio no qual viajava o diretor de segurança da cidade, Hassan Nouri.

Redigido por : Renata Schmitt

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2667544-EI308,00-Atentado+mata+dois+e+fere+no+Iraque.html

Exército Israelense suspende "fechamento" da Cisjordânia após atentado

No dia 7 de março de 2008(sexta-feira) o governo de Israel decretou o "fechamento" da Cisjordânia, para segurança do povo, após atentado numa escola de Jerusalém.

No dia de hoje o Exército de Israel suspendeu o decreto imposto na cidade, na qual está bloqueada quase permanentemente desde setembro de 2000, provocando desempregos e afetando a economia palestina.




Redigido por: Maria Eduarda

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u380247.shtml

domingo, 9 de março de 2008

Identificado atirador da escola atacada em Jerusalém



Segundo jornal israelense "Jerusalem Post", Ala Abu Dehein, 25 anos, morador do bairro de Jabal Mukhbar, em Jerusalém Oriental, foi o atirador que matou 8 pessoas, além de ferir outras 9. E o que mais abalou o povo israelense foi o fato de que este homem já havia trabalhado como motorista da escola.
Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia, afirmou que o atirador entrou na escola pela porta principal e seguiu até a biblioteca, onde havia cerca de 80 pessoas. Ele levava uma pistola e um rifle e usou as duas armas no ataque.
O movimento Hamas, que controla Gaza, qualificou o atentado como "operação heróica", mas negou qualquer ligação com o ataque.

Redigido por Isadora.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u379585.shtml

sábado, 8 de março de 2008

Atentando em escola mata oito estudantes


Ontem inúmeras pessoas participaram do enterro de oito estudantes que morreram em atentando realizado na biblioteca de uma escola religiosa judaica, Mercaz Harav, em Jerusalém Ocidental. Oficiais israelenses disseram que as vítimas tinham entre 15 e 19 anos, exceto uma, que tinha 26 anos.
Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia israelense, afirmou que o atirador entrou na escola pela porta principal e seguiu até a biblioteca, onde havia cerca de 80 pessoas. Ele levava uma pistola e um rifle e usou as duas armas no ataque.
David Simchon, chefe da escola, disse que os estudantes se preparavam para a celebração do novo mês do calendário judaico, que inclui a data de Purim. "Nós planejávamos uma festa de Purim esta noite, e em vez disso, tivemos um massacre", afirmou.
Identificado como Ala Abu Dehein, 25, o autor do ataque havia trabalhado como motorista na escola religiosa. Ala Abu Dehein participava do grupo Hamas e acabou morto no ataque.
Segundo a polícia, ataques em Jerusalém são raros. Em agosto do ano passado, oito pessoas foram feridas em Jerusalém Oriental quando um palestino abriu fogo contra alguns policiais. Em maio do mesmo ano, três atiradores foram mortos na parte israelense da cidade.
Este foi o pior ataque registrado em Jerusalém desde 2006.


Redigido por Lara.

É PROIBIDO!

Dois homens sauditas na faixa de 30 anos, foram detidos por uma patrulha religiosa e condenados a 70 chicotaddas por flertarem com uma menina em um shopping.
A Polícia Religiosa conta com cerca de 4 mil homens e tem como objetivo zelar pelos valores islâmicos.

Redigido por Raquel.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/ultimas/0,,EI308,00.html

sexta-feira, 7 de março de 2008

Hamas: responsável ou não?



Hoje pela manhã, vários meios noticiaram que o grupo islamita Hamas havia assumido o atentado de ontem à um seminário rabínico em Israel. Mais tarde as Brigadas de Al-Qassam que é braço armado do Hamas NEGOU ter assumido o atentado que deixou 9 mortos. "Se decirdimos assumir a autoria, emitiremos um comunicado detalhado com todos os detalhes da operação", disse Abu Obeida, porta-voz do Hamas, Abu ainda completa ironicamente dizendo que até o momento o grupo não assumiu esta "ação bendita".
O que se sabe até agora é que o autor responsável pelo atentado tinha 20 anos, já havia trabalhado no sminário e morava na parte leste de Jerusalém.

Redigido por Raquel.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/capa/0,,EI308,00.html

Jerusalém Sepulta Estudantes

Após o ataque à escola de estudos judaicos que matou 9 pessoas, entre elas 8 estudantes, milhares de pessoas acompanham hoje o funeral de suas vítimas.
O Conselho de Segurança não conseguiu elaborar uma condenação ao ataque devido a insistência de outros países quererem incluir os civis palestinos mortos em Gaza devido a operações Israelenses. "Para nós, a perda de vidas humanas é a mesma", declarou o embaixador adjunto da Líbia, Ibrahim Dabbashi.


FONTE: http://noticias.terra.com.br/ultimas/0,,EI308,00.html


Redigido por Raquel.