segunda-feira, 18 de agosto de 2008

JARAGUÁ DO SUL



LOCALIZAÇÃO: 182km de Florianópolis. Situada no Vale do Itapocu, Norte de Santa Catarina, a cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Divisa com Blumenau, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, São Bento do Sul.

COLONIZAÇÃO: Basicamente européia. Principais: Alemã, italiana e húngara.

TURISMO: Prática de vôo livre no Morro da Boa Vista.Igrejas e museus sobre a colonização da cidade.

ECONOMIA: Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí, sendo o terceiro pólo industrial (Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul) do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções.

INDÚSTRIAS:

Têxteis

A principal marca da reabilitação do setor têxtil na região do Vale do Itapocu é a abertura de facções que atendem às empresas de maior porte. As indústrias de confecção e do vestuário são as maiores empregadoras de mão-de-obra da região, com cerca de 13 mil trabalhadores registrados em aproximadamente 300 empresas. As empresas jaraguaenses têm como particularidade atender o consumidor nacional, mas devido à política econômica adotada pelo governo, vem buscando exportar seus produtos.


MALWEE

Fundada em 1968 com apenas 4 funcionários, originou-se da empresa Weege que foi fundada pela família Weege. Hoje com aproximadamente 6.500 colaboradores, a empresa exporta seus produtos para todo o globo e é considerada uma das mais modernas indústrias têxteis do Brasil e do mundo. Um dos principais benefícios para Jaraguá do Sul, além de ter se tornado um pólo têxtil, foi a construção do Parque da Malwee, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, realizada pelo fundador da fábrica, Wolfgang Weege.


MALHAS MENEGOTTI

Foi fundada em 1980 pelo casal Ademar e Cecília Rubini Menegotti. No princípio, destinava-se ao comércio de malhas e artigos do vestuário, atendendo exclusivamente no varejo, com atuação regional. Mais tarde, buscando novos mercados, as vendas foram ampliadas para região Nordeste do Brasil. De lá pra cá, a empresa vem investindo na modernização e ampliação de suas instalações estando representada em todos os estados brasileiros e nos países vizinhos. Atualmente, a produção mensal gira em torno de 1000 toneladas.

MARISOL

A Marisol comercializa seus produtos em todo o território nacional e exportados para 22 países, sendo os mercados mais representativos a Europa (Itália, Alemanha e França) e a América Latina (Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina).

LMG

A LMG Roupas Ltda. atua no mercado de confecção há mais de 30 anos. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, garante qualidade e agilidade na confecção de roupas para crianças, adolescentes e jovens de todo o

Brasil. Pertencente ao tradicional grupo Malwee Malhas, a LMG busca sempre os melhores fornecedores para seus produtos, desde a matéria-prima até a distribuição nacional.



Metal Mecânicas


A indústria metal-mecânica é uma grande geradora de empregos em Jaraguá do Sul e na região, e atualmente concentra importantes investimentos que vão absorver mão-de-obra qualificada.

WEG

Líder do mercado de motores elétricos na América Latina e figurando entre os cinco maiores fabricantes do mundo, a WEG exporta para mais de 100 países e conta com filiais e assistência técnica nos cinco continentes. Foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Totalmente nacional, contando com mais de 15 mil colaboradores em todo mundo, a WEG atingiu R$ 3.527,1 milhões de faturamento em 2006. As exportações foram responsáveis por quase 40% do faturamento bruto. A produção se concentra em nove parques fabris localizados no Brasil (Guaramirim, Blumenau, Guarulhos, São Bernardo, Manaus, Gravataí, Hortolândia e dois em Jaraguá do Sul, sede da empresa), três na Argentina, dois no México, um na China e Portugal.

KCEL/KOHLBACH

O grupo Kohlbach possui duas unidades em Santa Catarina: a Kohlbach Motores, em Jaraguá do Sul e a Kohlbach Condutores Eletrolíticos em Schroeder. Possui 850 colaboradores no total. Produz motores monofásicos, trifásicos e alternadores, além de fios esmaltados de cobre e alumínio. A Kohlbach ocupa a 2ª posição na fabricação de motores e a 1ª em alternadores na América Latina. Desde 2005 a empresa mudou de nome e passou a se chamar Kcel, mas por tradição, por muitos ainda é chamada pelo antigo nome. À partir de agosto de 2008, encerrará as atividades na cidade de Jaraguá, mudando-se para Joinville.

Alimentícias

Jaraguá não pode ser considerada um pólo, mas lá grandes indústrias foram criadas e hoje, a cidade é sede de filiais de fábricas de porte nacional.

SEARA

A cidade de Jaraguá do Sul conta com uma filial da SEARA para abate de aves e produção de ração.

BRETZKE

A empresa foi fundada em 1964, quando o jovem casal Eriberto e Lydia Bretzke começou a comercializar um segredo de família: o açúcar de baunilha. Com o sucesso a empresa ampliou sua linha de produtos e não parou mais.

A DUAS RODAS

Fundada em 1925, por Rudolph Hufenüssler e sua esposa, Hildegard Hufenüssler, a então chamada Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Em 1992, a empresa mudou sua razão social, passando-se a chamar Duas Rodas Industrial. Um novo nome para novos desafios. Uma nova marca para novas conquistas. Hoje, a Duas Rodas Industrial é uma das maiores produtoras de matérias-primas para a indústria de alimentos da América Latina.

CHOCOLEITE

Criada em 1913, na localidade de Rio Cerro II, interior do município de Jaraguá do Sul por Gustavo Gumz produzindo queijos, manteiga e outros derivados do leite, sob a marca "Sant'Ana". Hoje, a empresa denomina-se "Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda." e dedica-se à fabricação e comercialização de seu produto mais nobre o “Choco Leite”, em diversas apresentações, enquanto desenvolve novos produtos.





Redigido e postado por Raquel Jaehrig.

Nenhum comentário: