
COLONIZAÇÃO: Basicamente européia. Principais: Alemã, italiana e húngara.
TURISMO: Prática de vôo livre no Morro da Boa Vista.Igrejas e museus sobre a colonização da cidade.
ECONOMIA: Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí, sendo o terceiro pólo industrial (Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul) do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções.
INDÚSTRIAS:
Têxteis
A principal marca da reabilitação do setor têxtil na região do Vale do Itapocu é a abertura de facções que atendem às empresas de maior porte. As indústrias de confecção e do vestuário são as maiores empregadoras de mão-de-obra da região, com cerca de 13 mil trabalhadores registrados em aproximadamente 300 empresas. As empresas jaraguaenses têm como particularidade atender o consumidor nacional, mas devido à política econômica adotada pelo governo, vem buscando exportar seus produtos.
MALWEE
Fundada em 1968 com apenas 4 funcionários, originou-se da empresa Weege que foi fundada pela família Weege. Hoje com aproximadamente 6.500 colaboradores, a empresa exporta seus produtos para todo o globo e é considerada uma das mais modernas indústrias têxteis do Brasil e do mundo. Um dos principais benefícios para Jaraguá do Sul, além de ter se tornado um pólo têxtil, foi a construção do Parque da Malwee, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, realizada pelo fundador da fábrica, Wolfgang Weege.
MALHAS MENEGOTTI
Foi fundada em 1980 pelo casal Ademar e Cecília Rubini Menegotti. No princípio, destinava-se ao comércio de malhas e artigos do vestuário, atendendo exclusivamente no varejo, com atuação regional. Mais tarde, buscando novos mercados, as vendas foram ampliadas para região Nordeste do Brasil. De lá pra cá, a empresa vem investindo na modernização e ampliação de suas instalações estando representada em todos os estados brasileiros e nos países vizinhos. Atualmente, a produção mensal gira em torno de 1000 toneladas.
MARISOL
A Marisol comercializa seus produtos em todo o território nacional e exportados para 22 países, sendo os mercados mais representativos a Europa (Itália, Alemanha e França) e a América Latina (Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina).
LMG
A LMG Roupas Ltda. atua no mercado de confecção há mais de 30 anos. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, garante qualidade e agilidade na confecção de roupas para crianças, adolescentes e jovens de todo o
Brasil. Pertencente ao tradicional grupo Malwee Malhas, a LMG busca sempre os melhores fornecedores para seus produtos, desde a matéria-prima até a distribuição nacional.
A indústria metal-mecânica é uma grande geradora de empregos em Jaraguá do Sul e na região, e atualmente concentra importantes investimentos que vão absorver mão-de-obra qualificada.
WEG
Líder do mercado de motores elétricos na América Latina e figurando entre os cinco maiores fabricantes do mundo, a WEG exporta para mais de 100 países e conta com filiais e assistência técnica nos cinco continentes. Foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Totalmente nacional, contando com mais de 15 mil colaboradores em todo mundo, a WEG atingiu R$ 3.527,1 milhões de faturamento em 2006. As exportações foram responsáveis por quase 40% do faturamento bruto. A produção se concentra em nove parques fabris localizados no Brasil (Guaramirim, Blumenau, Guarulhos, São Bernardo, Manaus, Gravataí, Hortolândia e dois em Jaraguá do Sul, sede da empresa), três na Argentina, dois no México, um na China e Portugal.
KCEL/KOHLBACH
O grupo Kohlbach possui duas unidades
Alimentícias
Jaraguá não pode ser considerada um pólo, mas lá grandes indústrias foram criadas e hoje, a cidade é sede de filiais de fábricas de porte nacional.
SEARA
A cidade de Jaraguá do Sul conta com uma filial da SEARA para abate de aves e produção de ração.
BRETZKE
A empresa foi fundada em 1964, quando o jovem casal Eriberto e Lydia Bretzke começou a comercializar um segredo de família: o açúcar de baunilha. Com o sucesso a empresa ampliou sua linha de produtos e não parou mais.
A DUAS RODAS
Fundada em 1925, por Rudolph Hufenüssler e sua esposa, Hildegard Hufenüssler, a então chamada Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Em
CHOCOLEITE
Criada em 1913, na localidade de Rio Cerro II, interior do município de Jaraguá do Sul por Gustavo Gumz produzindo queijos, manteiga e outros derivados do leite, sob a marca "Sant'Ana". Hoje, a empresa denomina-se "Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda." e dedica-se à fabricação e comercialização de seu produto mais nobre o “Choco Leite”, em diversas apresentações, enquanto desenvolve novos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário