Anav Silverman, estudante de literatura inglesa e ciências políticas na universidade de Bar Ilan, é israelense e mora na cidade de Sderot, lugar que é muito atingido por foguetes lançados pelos militares palestinos. Tal jovem troca e-mails com outra mulher, Mona Yousef, moradora do Norte da Faixa de Gaza, local vitimado sob ações do exército israelense. Veja trechos desta conversa:
De Anav para Mona:
"Querida Mona,
Eu espero que as coisas estejam mais calmas quando você ler esta mensagem.A guerra é devastadora para todos e eu mesma tenho passado por essa experiência infernal desde o ano passado.
Quero dizer a você que do meu lado, em Sderot, eu vejo o mesmo tipo de dor, trauma e morte que você descreveu em seu email. (...)
Eu também tenho familiares que foram deslocados (por conflitos). Minha avó deixou a Polônia por causa do crescente temor em relação ao controle nazista. Ela conseguiu fugir para Israel, mas todos os outros membros de sua família foram mortos no Holocausto antes que pudessem se juntar a ela. Ela nunca voltou para a Polônia.
(...)
De Mona para Anav:
Por que nós, os palestinos, deveríamos pagar pelos crimes dos outros? Se os nazistas mataram a família de sua avó, por que vocês nos matam como vingança?
Eu não me refiro a você pessoalmente, é claro, mas ao Estado israelense.
Como eu posso aceitar a existência de um Estado que ocupa a nossa terra por 40 anos, uma ocupação que resultou na morte de tantos palestinos? (...)
A paz sempre é possível em qualquer lugar se receber a devida atenção, e se as pessoas receberem de volta os direitos que lhes foram tirados. Eu acredito na paz, já que estamos trocando e-mails.
Eu acho que a paz é o que nos torna humanos. Você, a judia, e eu, a muçulmana árabe, somos humanas, então há lugar para a paz."
(...)
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u388165.shtml
Redigido por: Isadora.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá meninas, que bom saber que outras pessoas estão querendo que o mundo entenda o conflito aqui no oriente, eu tbpém só posto no meu blogger sobre o conflito, mas tenho um spcaes que fala dos projetos em UAE, moro aqui, é fico muito triste as vezes ao ler na aet pessoas colocando a culpa na religião por certos atos cometidos por alguns muçulmanos, aqui é só paz....Bjs e salam aleikum habibit...
Visitem meu space tbém, bjs
http://patydubayy.spaces.live.com
Postar um comentário