segunda-feira, 18 de agosto de 2008

JARAGUÁ DO SUL



LOCALIZAÇÃO: 182km de Florianópolis. Situada no Vale do Itapocu, Norte de Santa Catarina, a cidade de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar e cortada por três rios de médio porte e seus afluentes. Divisa com Blumenau, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, São Bento do Sul.

COLONIZAÇÃO: Basicamente européia. Principais: Alemã, italiana e húngara.

TURISMO: Prática de vôo livre no Morro da Boa Vista.Igrejas e museus sobre a colonização da cidade.

ECONOMIA: Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí, sendo o terceiro pólo industrial (Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul) do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções.

INDÚSTRIAS:

Têxteis

A principal marca da reabilitação do setor têxtil na região do Vale do Itapocu é a abertura de facções que atendem às empresas de maior porte. As indústrias de confecção e do vestuário são as maiores empregadoras de mão-de-obra da região, com cerca de 13 mil trabalhadores registrados em aproximadamente 300 empresas. As empresas jaraguaenses têm como particularidade atender o consumidor nacional, mas devido à política econômica adotada pelo governo, vem buscando exportar seus produtos.


MALWEE

Fundada em 1968 com apenas 4 funcionários, originou-se da empresa Weege que foi fundada pela família Weege. Hoje com aproximadamente 6.500 colaboradores, a empresa exporta seus produtos para todo o globo e é considerada uma das mais modernas indústrias têxteis do Brasil e do mundo. Um dos principais benefícios para Jaraguá do Sul, além de ter se tornado um pólo têxtil, foi a construção do Parque da Malwee, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, realizada pelo fundador da fábrica, Wolfgang Weege.


MALHAS MENEGOTTI

Foi fundada em 1980 pelo casal Ademar e Cecília Rubini Menegotti. No princípio, destinava-se ao comércio de malhas e artigos do vestuário, atendendo exclusivamente no varejo, com atuação regional. Mais tarde, buscando novos mercados, as vendas foram ampliadas para região Nordeste do Brasil. De lá pra cá, a empresa vem investindo na modernização e ampliação de suas instalações estando representada em todos os estados brasileiros e nos países vizinhos. Atualmente, a produção mensal gira em torno de 1000 toneladas.

MARISOL

A Marisol comercializa seus produtos em todo o território nacional e exportados para 22 países, sendo os mercados mais representativos a Europa (Itália, Alemanha e França) e a América Latina (Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina).

LMG

A LMG Roupas Ltda. atua no mercado de confecção há mais de 30 anos. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, garante qualidade e agilidade na confecção de roupas para crianças, adolescentes e jovens de todo o

Brasil. Pertencente ao tradicional grupo Malwee Malhas, a LMG busca sempre os melhores fornecedores para seus produtos, desde a matéria-prima até a distribuição nacional.



Metal Mecânicas


A indústria metal-mecânica é uma grande geradora de empregos em Jaraguá do Sul e na região, e atualmente concentra importantes investimentos que vão absorver mão-de-obra qualificada.

WEG

Líder do mercado de motores elétricos na América Latina e figurando entre os cinco maiores fabricantes do mundo, a WEG exporta para mais de 100 países e conta com filiais e assistência técnica nos cinco continentes. Foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Totalmente nacional, contando com mais de 15 mil colaboradores em todo mundo, a WEG atingiu R$ 3.527,1 milhões de faturamento em 2006. As exportações foram responsáveis por quase 40% do faturamento bruto. A produção se concentra em nove parques fabris localizados no Brasil (Guaramirim, Blumenau, Guarulhos, São Bernardo, Manaus, Gravataí, Hortolândia e dois em Jaraguá do Sul, sede da empresa), três na Argentina, dois no México, um na China e Portugal.

KCEL/KOHLBACH

O grupo Kohlbach possui duas unidades em Santa Catarina: a Kohlbach Motores, em Jaraguá do Sul e a Kohlbach Condutores Eletrolíticos em Schroeder. Possui 850 colaboradores no total. Produz motores monofásicos, trifásicos e alternadores, além de fios esmaltados de cobre e alumínio. A Kohlbach ocupa a 2ª posição na fabricação de motores e a 1ª em alternadores na América Latina. Desde 2005 a empresa mudou de nome e passou a se chamar Kcel, mas por tradição, por muitos ainda é chamada pelo antigo nome. À partir de agosto de 2008, encerrará as atividades na cidade de Jaraguá, mudando-se para Joinville.

Alimentícias

Jaraguá não pode ser considerada um pólo, mas lá grandes indústrias foram criadas e hoje, a cidade é sede de filiais de fábricas de porte nacional.

SEARA

A cidade de Jaraguá do Sul conta com uma filial da SEARA para abate de aves e produção de ração.

BRETZKE

A empresa foi fundada em 1964, quando o jovem casal Eriberto e Lydia Bretzke começou a comercializar um segredo de família: o açúcar de baunilha. Com o sucesso a empresa ampliou sua linha de produtos e não parou mais.

A DUAS RODAS

Fundada em 1925, por Rudolph Hufenüssler e sua esposa, Hildegard Hufenüssler, a então chamada Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Em 1992, a empresa mudou sua razão social, passando-se a chamar Duas Rodas Industrial. Um novo nome para novos desafios. Uma nova marca para novas conquistas. Hoje, a Duas Rodas Industrial é uma das maiores produtoras de matérias-primas para a indústria de alimentos da América Latina.

CHOCOLEITE

Criada em 1913, na localidade de Rio Cerro II, interior do município de Jaraguá do Sul por Gustavo Gumz produzindo queijos, manteiga e outros derivados do leite, sob a marca "Sant'Ana". Hoje, a empresa denomina-se "Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda." e dedica-se à fabricação e comercialização de seu produto mais nobre o “Choco Leite”, em diversas apresentações, enquanto desenvolve novos produtos.





Redigido e postado por Raquel Jaehrig.

domingo, 17 de agosto de 2008

Israel anuncia libertação de 200 prisioneiros palestinos


Em uma demonstração de apoio ao presidente Mahmoud Abbas, o gabinete israelense anunciou neste domingo a libertação de duzentos prisioneiros, alguns detidos a mais de vinte anos. Mas a lista dos beneficiados ainda não foi divulgada.
A libertação deverá ocorrer próximo do dia 25 de agosto, antes do mês sagrado islâmico, o Ramadan.
O presidente Abbas afirma que a libertação de prisioneiros, que são cerca de dez mil no momento, incluindo mulheres e crianças, é "um passo na direção certa", mas ainda é necessária a libertação de mais palestinos.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/17/israel_anuncia_libertacao_de_200_prisioneiros-547792027.asp


Aline Oestereich

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Explosão deixa pelo menos 18 mortos no Líbano


Ao norte do Líbano, nesta quarta-feira, uma bomba matou pelo menos 18 pessoas, incluindo nove soldados no momento em que eles entravam em um ônibus na cidade de Tripoli.

Uma bolsa foi colocada no ponto de ônibus onde soldados geralmente ficam. O presidente Michel Suleiman descreveu o ato como um ataque terrorista.

A bomba que feriu pelo menos 45 pessoas pessoas, foi o pior ataque contra o exército desde a batalha contra islâmicos pró-Al-Qaeda no ano passado.

As redes britânica BBC e americana CNN afirmam que o número de vítimas fatais foi reduzido para 11 pelas autoridades.
Redigido por Renata

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Palestinos poderão exigir Estado Binacional

Ahmed Qorei, ex –primeiro ministro, afirmou que, se as negociações para a criação de um Estado Palestino fracassarem, eles poderão exigir igualdade de direito em um Estado binacional, que seria estabelecido em toda área que inclui Israel, Cisjordânia e a Faixa de Gaza.
O ex-primeiro ministro afirmou também que "se Israel continuar rejeitando as propostas das fronteiras futuras do Estado Palestino, exigiremos um Estado para os dois povos". "Se não houver uma mudança na atitude dos israelenses, é possível que passemos a exigir uma solução binacional". E para ele a solução do problema só poderá ser implantada se Israel se retirar inteiramente dos territórios ocupados.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u432002.shtml

Redigido por: Maria Eduarda Jacques.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Israel: Primeiro-ministro diz que irá renunciar


O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, afirmou que irá renunciar ao cargo em setembro, quando seu partido deve realizar eleições internas para escolher um novo líder, dificultando o processo de paz na região.
Olmert se envolveu em diversos escândalos de corrupção, e sua decisão de deixar o comando do centrista Kadima deve antecipar a eleição nacional que, por sua vez, deve favorecer o partido de direita Likud, liderado por Benjamin Netanyahu.
O primeiro-ministro afirmou que não irá diminuir seus esforços pelo acordo de paz enquanto seguir no cargo, mas membros do governo disseram duvidar que ele terá poder político para assumir qualquer compromisso.
A Casa Branca declarou que segue com seu objetivo de conseguir um acordo de paz ainda neste ano entre Olmert e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O negociador palestino Saeb Erekat disse que as declarações irão continuar apesar do anúncio do premiê israelense.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u427940.shtml
Redigido por Lara.