A História das Coisas
Que o planeta já não é o mesmo, todos sabem. Tornou-se comum depararmos com divulgações e alarmes para com a conscientização perante problemas ambientais, incentivo à reciclagem e contra o desperdício, que por sua vez, está diretamente e indiscutivelmente ligado ao consumismo. Este, conhecido também como felicidade maquiada, tem ampla sociedade com o capitalismo, presente e onipresente na maioria dos países do nosso tão preocupante planeta.
O apelo ao consumo, já visto como vício para muitos, está deteriorando as matérias-primas ainda existentes no mundo. O poder do homem de controlar e mudar desenfreadamente a natureza está pondo o futuro de milhares por água abaixo. O ciclo trabalhar, assistir TV e comprar é um sucessivo extravio de bens naturais que em breve serão substituídos por novos, e estes novos um dia, já não existirão mais se assim continuar. Já a mídia se contradiz. Ao mesmo tempo que nos induz ao erro para comprarmos cada vez mais e mais, apresenta-nos comerciais contra a destruição da natureza, por exemplo.
Mas consciência é a base de tudo. A situação atual apresenta uma certa comodidade, por isso não queremos enxergar o que está por vir, mas se não o fizermos, virá antes mesmo de dar tempo para consertar nosso erro. Por isso conserte-o desde já, começando por pequenos atos, como não deixando o novo influenciar-nos, não desperdiçando, reciclando, colaborando.
Vídeo: www.storyofstuff.com
Redigido por: Isadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
concordo com a tua postagem Isadora!
temos q ficar mais atentos a qualquer "coisa" q apresentam para nós e naum deixando q nosa influenciem taum facilmente!
meus parabens ao grupo pela postagem!
;*
Mt bom o post de vcs! gostei da forma como vc falou sobre a grande crise ambiental q esta ocorrendo em nosso planeta.
PS:comenta no nosso tb,valeu.
Como disse a Isadora...
a conciencia é a base de tudo...
sem ela...nunca iremos para frente!
bom post isa!
O planeta nunca será igual, sempre passará por inúmeras transformações, porém o que o homem vem fazendo está o modificando drasticamente e prejudicando a todos que vivem nele.
Todas aquelas passagens feitas no vídeo desde a matéria prima ao produto a ser consumido, é a mais pura realidade. Muitos acham maravilhoso a tecnologia e os recursos usados, mas será que tudo isso vale a pena? Destruir florestas, poluir rios, mares, todo o nosso planeta, por um novo ipod? Por um celular "da hora"?
Não importa as inúmeras propagandas de conscientização, enquanto essa fome de consumo não acabar, as pessoas continuarão à comprar e comprar.
Naturalmente o planeta sofre transfomações, mas o homem está acelerando essas transformações e causando desastres que poderiam ser evitados. O pior de tudo é que os motivos que causa toda a poluição,destruição, são motivos individuais e gananciosos. Ter a roupa da moda, o ultimo modelo do ipod,trocar de carro todo ano... Se cada um se conscientizar e fizer a sua parte, ainda temos chances de previnir uma verdadeira catástrofe.
mt boa a postagem afinal devereiamos saber ja qual as conseguencias q o mundo globalizado nos traz e é claro saber a "historia das coisas" tmb.
A pessoa adequada aos dias de hoje é aquela que compra, e, se pararmos pra pensar um pouco, podemos concluir que quase mensalmente compramos coisas "não-úteis". Maldita mídia? Maldita Indústria? Maldito capitalismo? Em partes. A verdade é que quem toma o poder de decisão somos nós! Temos o problema e a solução nas mãos e cabe a nós decidir, ou pelo menos amenizar o futuro de nosso planeta.
Confesso que quando vi o vídeo fiquei um pouco assustada. Eu sabia que para conseguir algo novo e de última tecnologia eram utilizados vários recursos, mas eu não tinha noção da quantidade de poluição, devastação, criação de novas doenças, enfim inúmeras conseqüências que poderiam acarretar em mais um de inúmeros novos produtos que são lançados diariamente no mercado.
O mundo está saturado de mentes ignorantes e egoístas. Eu confesso que eu fazia parte dos ignorantes. Fazia. Acho que esse vídeo deveria ser mais exposto, principalmente, para as pessoas que tem certa qualidade de vida. Com o intuito de realmente fazer com que as pessoas reflitam e comecem a agir de uma forma diferente.
O planeta precisa se tornar um pouco menos egoísta, corrupto, poluído, ignorante. Ele precisa ser muito mais saudável, com uma população mais informatizada e consciente. Penso que só assim o mundo vai realmente andar para frente.
Lara - 2.3.1
Postar um comentário